quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Você sabia... - Qual a diferença entre lenço, xale, echarpe, pashimina, cachecol e estola?

Pois é... Muitas vezes ficamos confusos... "Aquela peça é echarpe ou pashimina? Esse aqui é um xale?!"


Então, reuni aqui algumas informações e fotos mostrando a diferença e aplicação de cada uma dessas peças.


Divirta-se!




Lenço


É um quadrado de tecido, grande, médio ou pequeno, que pode ser de diversos materiais, como algodão, cetim ou seda. Ele é um acessório multifuncional, que protege do sol, do frio, do vento e incrementa qualquer visual básico. Também pode ser amarrado a acessórios, como a bolsas. 






Xale


O xale geralmente é quadrado e usado dobrado ao meio na diagonal, mas também existem modelos retangulares e triangulares. É bem parecido com a manta, mas são bem maiores e podem ser feitos com tecidos quentes (tipo tricot e crochê) ou tecidos leves, com uma grande variedade de acabamentos, podendo ter bordados, aplicações e/ou franjas. São utilizados sobre os ombros ou até mesmo em uma parte maior do corpo. 





Pashimina




Pashimina não é o nome da peça, mas sim do tecido com que é feito: lã cashmere fina. Mas muitas pessoas confundem e acabam usando este nome para outras peças/tecidos. As pashiminas podem ser feitas em 100% cashmere, com misturas de seda e viscose e até mesmo com fios acrílicos. Geralmente são tipo um cachecol/manta, mas bem mais largos, e podem ser usados nas costas, no pescoço e nos braços.


Conheça muitas curiosidades sobre pashimina que encontrei num post bem interessante do Moda Brasil.







 Echarpe



É uma faixa comprida, retangular e estreita (tipo o cachecol) mas é feita com tecidos mais leves como a seda, crepe, cetim e voile. Fica ótima para encrementar o visual e pode ser usada com roupas mais festivas (como vestido longo por exemplo). Pode ser usada em volta do pescoço ou caída nos ombros.










Cachecol


Normalmente feita de tricot, o cachecol é uma faixa longa e estreita que serve para agasalhar o pescoço no frio. A origem da palavra vem de cacher = esconder, col = pescoço/colarinho.






Estola


É uma faixa larga, retangular, feita de peles de animais ou tecidos mais nobres. Sua função é cobrir costas e ombros, sendo mais utilizada em eventos sofisticados (casamentos, formaturas etc.). Originalmente era feita de pele de raposa, mas hoje pode ser encontrada de lã ou outros materiais, como as peles sintéticas. 



 



Bem, é isso! Espero que tenham gostado.


Até a próxima curiosidade, em Você Sabia...


Abraços.


Mônica

2 comentários:

  1. Muito legal a sua explicação, tirou minhas dúvidas !!! Muitíssimo obrigada. Feliz 2013.

    ResponderExcluir